top of page

REDES SOCIAIS | Literatamy


por Tamy Ghanman



Um dia comecei a ler e não parei mais.


Da paixão pelos livros, surgiu a comichão de compartilhar com alguém aquilo que a leitura me oferecia. No entanto, como sempre fui muito tímida, não me era dada a oportunidade de conversar com quem quer que fosse sobre a literatura. Os livros tornaram-se meus melhores amigos. Durante muito tempo vi a leitura como ato solitário e mais de uma vez tive que engolir secamente minhas impressões sobre o que lia simplesmente por não ter com quem dividi-las.


Até que, no final de 2014, cursando o segundo semestre do curso de Letras (que, naquele momento, estava em greve), enquanto passeava pelo Instagram dei de cara com uma foto de Proust – o autor francês que conheci na faculdade e por quem me apaixonei de tal maneira que decidi, no mesmo instante, estudar francês para poder lê-lo no idioma original – e aquilo me encantou profundamente: quer dizer que havia pessoas falando sobre literatura nas redes sociais? Foi aí que entendi que a internet poderia ser um mecanismo para me aproximar de outros apaixonados por livros, assim como eu. Depois de passar meses maratonando vídeos de canais literários e acompanhando de perto a rotina de instabookers, em março de 2015 decidi criar o LiteraTamy, com o intuito de compartilhar minhas experiências literárias.


Hoje, três anos depois, com 21 anos e prestes a finalizar o curso de Letras na Universidade de São Paulo, sei que é pelas literaturas que devo continuar me enveredando. A leitura permeia não só minhas vidas acadêmica e profissional, como também enriquece minha vida afetiva, trazendo amigos insubstituíveis e experiências maravilhosas que eu não obteria de outro modo. Graças ao LiteraTamy, já tive a oportunidade de viajar por algumas cidades do país, conhecer e conversar com autores admiráveis, firmar parceria com editoras das quais sou fã e entrar em contato com livros incríveis que foram indicações de outros leitores ou escritores que me procuraram para que eu conhecesse e divulgasse suas obras.


Posso dizer que, atualmente, o LiteraTamy expandiu seus horizontes, e se antes tinha como foco principal a leitura e comentários sobre livros clássicos, hoje estendeu o olhar primordialmente à divulgação e ao destaque da literatura nacional contemporânea, movimento que vai de acordo às minhas inclinações enquanto pesquisadora científica na academia (onde estudo a obra de Lygia Fagundes Telles, nome de destaque em um projeto especial do canal). Naturalmente, tudo isso só faz sentido porque há alguém do outro lado que me lê, que me escuta, que dialoga comigo. O LiteraTamy está disponível no YouTube, no Instagram, no Facebook e no Twitter, meios de acesso a essa partilha do encantamento que a literatura é capaz de oferecer.



{n. 3 | julho | 2018}

 

Tamy Ghanman é estudante de letras da Universidade de São Paulo (USP). Dirige o canal LiteraTamy.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page