top of page

O Santo e a Santidade

Qual a origem do culto aos santos na Antiguidade?


Como as figuras das santidades são fabricadas historicamente? A literatura participa desse processo?


As respostas a essas e outras perguntas você encontra nesse trecho da discussão de abertura da atual edição da Tertúlia Literária (Ciclo de Leituras: Legenda Áurea).



A nova edição da Tertúlia Literária do IFB (Campus Riacho Fundo) teve início no final de setembro.


Nesse ciclo de leituras, o projeto dedica-se a um dos mais importantes livros da Idade Média: Legenda Áurea, uma coletânea de vidas de santos (hagiografias) produzidas por Jacopo de Varazze no século XIII.


As discussões vão muito além do aspecto religioso. Há um interesse por compreender a formação histórica e literária das santidades a partir do texto da Legenda Áurea e de outras bibliografias complementares.


Nesse sentido, o público participante logo nota que as hagiografias apresentam não somente pormenores da vida e dos milagres dos santos, mas revelam, por exemplo, traços da cultura e da sociedade medieval que continuam presentes até os dias atuais.

As reuniões da Tertúlia Literária acontecem virtualmente, por meio do Google Meet, às sextas-feiras, de 15h30 às 17h30.


Para acessar, basta se inscrever no sala do Google Classroom: https://classroom.google.com/c/MzU1NjA5MzE1OTUz?cjc=xzsggt2


Toda a comunidade acadêmica do IFB e demais interessados estão convidados a participar do projeto. Não há pré-requisitos.


Por ser uma atividade de extensão, os participantes receberão certificados.


Quer saber mais sobre a Tertúlia Literária?



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page