top of page

Folheto #1

Atualizado: 22 de jan. de 2022

Algumas das principais notícias que circularam em nossas redes sociais nas últimas semanas.





PLATAFORMA ACÁCIA


Conhecer a ligação acadêmica entre as diferentes gerações de professores, críticos e pesquisadores da literatura é relevante para uma percepção de como historicamente esse campo de pesquisa vem se constituindo no Brasil.


A partir de dados extraídos da Plataforma Lattes/CNPq, a Plataforma Acácia ajuda a documentar a genealogia acadêmica dos pesquisadores das mais diversas áreas, incluindo aqueles que se dedicam aos estudos literários. O enfoque se concentra nas relações formais de orientações acadêmicas.



O projeto da Plataforma Acácia é realizado por um grupo de pesquisadores da área de Cienciometria da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Para conhecer mais, acesse a página http://plataforma-acacia.org


O CAMINHO DA ESCOLA


O Caminho da Escola (ed. Aletria) é o mais novo livro do jornalista e escritor Raul Marques e conta com ilustrações de Bruna Assis Brasil.


Marques retorna ao tema dos refugiados e das migrações. A revolução das crianças (Penalux, 2020) foi sua primeira incursão por esses assuntos contemporâneos, em obra voltada para crianças em início do processo de alfabetização.


Dessa vez, em O caminho da escola, o público infanto-juvenil e educadores acompanharão a história da menina Sara e de sua família na travessia de um deserto, rumo a uma nova vida.


Mesmo diante de tantas dificuldades, por que Sara não abandona seu sonho de ir à escola?


Vale a pena descobrir.

 

“O passado se oferece a nós como uma mina de metáforas com a ajuda das quais, indefinidamente, nós nos dizemos.”

Paul Zumthor. (Perfomance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires. Ed. Cosac Naify)

 

Série Literatura&Educação


“Quem se responsabiliza pela formação leitora de crianças negras e pobres, nas escolas de periferias?”, artigo da professora Lucecleia Francisco da Silva, é o décimo texto da Série Literatura & Educação. E já está disponível em nosso site:



A Série Literatura & Educação é uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Literatura e Educação (UFES) - coordenado pela professora Maria Amélia Dalvi - e a revista Voz da Literatura. Prevê o lançamento de 12 breves artigos a respeito de temas ligados à educação literária e à formação de leitores.



 

Quer receber em primeira mão nossos folhetos semanais?




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page