Fernando Pessoa, 130 anos

Em Pessoa, lançado pela editora da UnB, reúne coletânea de estudos sobre Fernando Pessoa.


por Rafael Voigt


Em 2018, comemoram-se os 130 anos de nascimento de Fernando Pessoa. Entre eventos e publicações que marcam essa efeméride, destaca-se a recente publicação da editora da Universidade de Brasília: Em pessoa: estudos sobre a poesia e a prosa de Fernando Pessoa.


EM PESSOA: Estudos sobre a poesia e a prosa de Fernando Pessoa | Sandra Ferreira e Edvado A. Bergamo (Org.) | Ed. UnB | 2018 | 282 p.

A obra foi organizada por Sandra Ferreira (Unesp) e Edvaldo A. Bergamo (UnB). Conta com mais de 15 estudiosos da produção literária de Fernando Pessoa, que apresentam diferentes vertentes de pesquisa da poética do ortônimo e dos heterônimos desse incontornável escritor português.


"O livro Em Pessoa calhou de ser publicado justamente numa data redonda: 130 de nascimento do grande poeta, já um mito da lusofonia", sublinha Edvaldo Bergamo, um dos organizadores do livro.


A obra resulta de uma série de estudos apresentados no evento "Pessoa convida pessoas nos oitenta anos de Mensagem", ocorrido em maio de 2014 na UnB e organizado pela Cátedra Agostinho da Silva, vinculada ao Instituto de Letras da universidade, com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil.


"Estiveram, em Brasília, investigadores reconhecidos da obra pessoana de diferentes universidades, brasileiras e estrangeiras. Foi um momento acadêmico memorável para celebrar e aprofundar o conhecimento de uma obra ampla e complexa de um poeta deveras internacional do nosso idioma", relembra Edvaldo Bergamo.


Sobre o processo de organização do livro, Sandra Ferreira acentua que: "Os ensaios foram selecionados de um conjunto mais vasto de trabalhos apresentados no evento. O livro é constituído por cinco seções em que o leitor é convidado, por renomados pesquisadores nacionais e estrangeiros da obra de Fernando Pessoa, a fruir múltiplos aspectos da obra inesgotável de Fernando Pessoa."


Onésimo Teotónio Almeida, professor na Universidade de Brown (EUA), estuda há mais de 30 anos a obra de Fernando Pessoa. E assina o capítulo 4, intitulado "O mito na Mensagem, de Fernando Pessoa". Em conversa com a revista {voz da literatura}, Onésimo conta que guarda excelentes recordações de sua participação no evento que deu origem ao Em Pessoa: "Foi na verdade uma excelente ocasião para trocar pontos de vista sobre a obra do poeta."


Sobre o lançamento de Em pessoa, Onésimo comenta: "Agora, com os textos reunidos num atraente volume, muitos mais pessoanos poderão prolongar esse diálogo. A conversa pessoana tem crescido imenso internacionalmente e este livro confirma a qualidade que ela vem ganhando", anima-se. E Edvaldo Bergamo complementa: "A referida publicação, realizada graças ao empenho e cuidado da editora da UnB, é o coroamento de um esforço coletivo de divulgação de importantes estudos atuais sobre o criador de tantos heterônimos."


Certamente, Em Pessoa contribui para o enriquecimento da fortuna crítica de Fernando Pessoa e amplia a compreensão sobre esse escritor canônico da língua portuguesa. "Os ensaios sobre a poesia e a prosa de Fernando Pessoa reunidos na obra Em Pessoa contribuem para a reafirmação e o alargamento da dimensão universal de Fernando Pessoa ('Sê plural como o universo!'), dado o permanente empenho crítico exigido por sua obra, sempre capaz de incutir dúvidas, convidar a revisitações interpretativas, sugerir múltiplas interpretações e correlações, como é próprio de toda obra literária pulsante", conclui Sandra Ferreira.

© 2020 {voz da literatura}

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+