Carolina Maria de Jesus, doutora honoris causa


CAROLINA MARIA DE JESUS, DOUTORA HONORIS CAUSA

No final de fevereiro, o Conselho Universitário da UFRJ concedeu o título de doutora honoris causa à escritora mineira Carolina Maria de Jesus (1914-1977), autora do Quarto de despejo (1960). A concessão do título foi uma proposta apresentada pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. No parecer favorável, o Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas ressaltou o seguinte:

“(...) trata-se de concessão de título honorífico a uma escritora que, em vida, não pôde ultrapassar as barreiras do racismo estrutural da sociedade e sofreu, como mulher, negra e moradora de favela, os efeitos do preconceito e da discriminação infelizmente ainda presentes na sociedade como um todo.”

FILOSOFIA AFRICANA

O site Filosofia Africana disponibiliza gratuitamente livros e textos de pensadores do continente africano: https://filosofia-africana.weebly.com . O projeto é inciativa de Wanderson Flor do Nascimento, professor de filosofia na Universidade de Brasília (UnB).

LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

Em junho de 2020, a mestre em literatura Mess Lane de Souza Bello defendeu, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sua dissertação “A Literatura no Ensino Médio: possibilidades e limites do livro didático de Língua Portuguesa”: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7848. A pesquisadora observou a persistência da tradição conteudista dos livros didáticos de Língua Portuguesa e seu impacto nas práticas pedagógicas dos professores no ensino de literatura.



{} assine nossa newsletter e receba as novidades da Voz da Literatura.

1 comentário