top of page

O que é uma biblioteca?

Atualizado: 10 de ago. de 2018

por Letícia Alves



A todo o momento, podemos nos perguntar: o que é uma biblioteca? Essa dúvida surge entre leitores e não leitores. Seria uma coleção de livros? Como a etimologia da palavra nos fala? Ou a biblioteca é muito mais que uma coleção dos livros que amamos, que conhecemos, que porventura conheceremos e também daqueles que jamais colocaremos as mãos, e, ou pousaremos nosso olhar?


Pois, vou te contar, a biblioteca é isso, uma coleção de livros e muito mais!


Quando entramos em uma biblioteca pela primeira vez e olhamos para estantes e estantes cheinhas de livros, temos a impressão de que estamos em uma livraria, pois, infelizmente, muitas pessoas têm a oportunidade de pisar em uma biblioteca (se pisar), somente depois da experiência de frequentar livrarias. Na livraria temos os livros arranjados seja por autor, por gênero, por editora, a função. E o objetivo da livraria, é claro: a venda. Por mais, que as livrarias tenham vendedores simpáticos, leitores (nem sempre é assim), atenciosos com você – meu leitor – naquele “mágico” lugar, a finalidade é comercial.


Agora, vem comigo para a biblioteca!


Lá na biblioteca (não entrarei na tipologia aqui, focarei na biblioteca onde há tanto literatura de lazer, como outros tipos literários), você vai encontrar autores diferentes lado a lado. Então você pode pensar “Mas por quê?” Porque estão ligados pelo mesmo assunto. Não importa a editora, o tamanho dos exemplares, a cor da capa e outras possibilidades utilizadas lá na livraria.


Você também encontrará, na biblioteca, profissionais que têm a competência para atender não só ao seu pedido de um livro específico da estante, mas poderá lhe sugerir leituras correlatas e prestar outros serviços, como realizar pesquisa bibliográfica de um assunto que você procura, emprestar o livro ou outro material que esteja disponível (isso vale para CDs, DVDs e outras mídias que a biblioteca possua). Muitas pessoas vão à biblioteca para ler uma revista, um jornal, um quadrinho ou buscar uma informação pontual e utilitária, como o local onde se confecciona uma carteira de identidade, e por aí vai.


Concluímos brevemente (pois poderíamos ficar muito tempo discorrendo sobre esse conceito) que a biblioteca é um organismo vivo e dinâmico, tem uma função social e cultural no meio na qual está inserida e possui profissional capacitado e qualificado – o bibliotecário - para organizar o acervo existente, gerenciar o espaço que contém a coleção e, além de tudo, oferecer serviços aos seus leitores, desde o empréstimo do livro específico até os demais serviços necessários e os demandados pela comunidade atendida.


Finalizo com uma fala do David Lankes*:


"A missão de uma biblioteca é melhorar uma sociedade facilitando a criação de conhecimento em uma comunidade."


Então, agora você sabe o que é uma biblioteca?



 

* LANKES, R. David. Expect More: melhores bibliotecas para um mundo complexo. Tradução de Jorge do Prado. São Paulo: FEBAB, 2016.


{n. 4 | agosto | 2018}

 

{LETÍCIA ALVES é bibliotecária e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).}

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page