top of page

Uma viagem de Júlia Lopes em 1886

Atualizado: 6 de jan.



Na edição de  25 de março de 1886 de A Semana (RJ), periódico literário dirigido por Valentim Magalhães, encontramos notícia da primeira viagem à Europa de uma jovem escritora de 24 anos: Júlia Lopes de Almeida (1862-1934). Na nota publicada por Valentim, consta um pedido para que Júlia Lopes publique suas impressões de viagem naquela revista, para a qual a escritora já colaborava esporadicamente.

 

O primeiro relato saiu na edição de 7 de agosto de 1886 de A Semana, em que Júlia narra a primeira parte da viagem, desde a partida até a chegada a Londres.

 

A Voz da Literatura publicará, no Projeto Memorial da Literatura, durante o mês de janeiro de 2024 esse diário de Júlia Lopes.

 

Para abrir os trabalhos, vamos reproduzir a notícia escrita por Valentim Magalhães acerca da partida da jovem escritora para sua excursão europeia.

 

Um aviso aos leitores: na transcrição desse texto, preferimos manter a grafia da época, para proporcionar uma experiência de maior aproximação com a linguagem daquele período, procedimento que não adotamos com os relatos de Júlia Lopes, que passaram por atualização ortográfica.



FACTOS E NOTICIAS

 

Partiram hoje com destino a Londres o Sr. Dr. Valentim José da Silveira Lopes, estimadíssimo e illustre médico portuguez há muitos annos residente em Campinas, levando em sua companhia sua Exma. senhora e suas duas filhas solteiras, as Exmas. Sras. DD. Julia e Alice Lopes. Lemos em todos os jornaes de Campinas e da capital de S. Paulo extensas noticias das significativas e extraordinárias demonstrações de apreço feitas ao Dr. Lopes e à sua Exma. família por occasião de sua partida. Grande número de amigos e admiradores acompanharam-os até Jundianhy; as despedidas foram comoventes e dolorosas, dando uma alta idéa do gráu de estima e de consideração em que sempre foi tido o Dr. Valentim Lopes e sua digníssima família.

 

A Semana apresenta-lhes os cordiaes e sinceros votos de felicidade, desejando-lhes excellente viagem e todas as venturas m Europa, d'onde espera vel-os regressar, ao fim de alguns mezes; e a sua illustre e gentilíssima collaboralora D. Julia Lopes pede que a honre, de quando em quando, com algumas das suas impressões de viagem.



 

Fonte

A SEMANA [RJ, 1885-1895]. Ano 1886, Edição 065, p. 102. Disponível na Hemeroteca Digital Brasileira, Fundação Biblioteca Nacional.


 

Projeto Memorial da Literatura. Revista Voz da Literatura. Dezembro de 2023. Notas, transcrição e revisão: Rafael Voigt Leandro.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page