Tertúlia Literária

Revista Voz da Literatura apoia a realização da terceira edição da Tertúlia Literária do IFB Campus Riacho Fundo, dedicada à leitura de tragédias gregas.



A Tertúlia Literária do IFB Campus Riacho Fundo retoma suas atividades no primeiro semestre letivo de 2022. Coordenada pelo professor de Língua Portuguesa Alex Harlen, a Tertúlia Literária é um bate-papo sobre literatura. Emancipada de qualquer exigência escolar, a Tertúlia procura promover um contato com a literatura igualmente despojado e rigoroso.


Além das discussões de temas e aspectos inerentes aos textos, é possível conhecer mais da história da literatura e de área afins, sem perder de vista o vínculo das obras literárias com a experiência de vida dos leitores e com a realidade do mundo contemporâneo.


Nos encontros semanais, realizados por meio do Google Meet, os participantes experimentam um contato direto e profundo com textos literários de variados gêneros. A leitura é acompanhada por análises e discussões que procuram revelar a riqueza potencial dos textos literários.

CICLO DE LEITURAS: TRAGÉDIAS GREGAS

A partir do dia 29 de abril de 2022, terá início a nova edição da Tertúlia Literária, com o ciclo de leituras “Tragédias Gregas”. Seis peças trágicas serão lidas e estudadas sob a ótica de suas características literárias e à luz dos dramas humanos mais gerais que comunicam:

  • Prometeu Acorrentado (Ésquilo)

  • Héracles (Eurípedes)

  • Antígona (Sófocles)

  • Oresteia (Ésquilo), trilogia formada pelas peças Agamémnon, Coéforas, Euménides

Para participar da Tertúlia Literária do IFB Campus Riacho Fundo, é simples: acesse nossa Sala do Google Classroom e receba as orientações.

EDIÇÕES ANTERIORES

Tendo estreado no primeiro semestre letivo de 2021, o projeto de ensino já realizou três ciclos de leituras. As gravações dos encontros dos ciclos de leituras estão disponíveis no Youtube:


(Fonte: Instituto Federal de Brasília. ifb.edu.br, com adaptações)

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo